Robótica acessível e offline para formar programadores na Amazônia.

O CodeBricks Amazônia é uma plataforma educacional de baixo custo que ensina robótica e programação por meio de blocos físicos modulares, sensores e uma interface visual intuitiva — tudo isso funcionando offline, em um kit portátil com um Raspberry Pi.

Pensado para funcionar mesmo sem internet, o projeto cria um hotspot Wi-Fi local onde os alunos podem acessar o conteúdo, programar com Scratch ou Python, e realizar desafios gamificados que envolvem lógica, ciência, criatividade e colaboração.

Com o CodeBricks, escolas públicas da Amazônia podem finalmente integrar a tecnologia ao currículo de forma prática, inclusiva e transformadora. O projeto atende a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e está pronto para escalar por meio de parcerias com instituições de ensino, órgãos públicos e iniciativas sociais.

Aqui, não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.